AW119

AW119

O modelo desenvolvido pela AGUSTA e atualmente desde 2016 fabricado pela LEONARDO, é uma aeronave de oito assentos movido por um motor de turbina desenvolvido para uso civil. O modelo AW119 foi desenvolvido pela Agusta, posteriormente pela AgustaWestland com o intuito de ofertar uma operação com menor custo no nicho de aeronaves monoturbinas.

A designação A119 inicialmente foi proposta com o intuito de desenvolver uma aeronave com até onze assentos, porém acabou por não sendo desenvolvido. Em 1994 o modelo AW119 teve seu primeiro protótipo e em 1995 o segundo protótipo realizou o primeiro voo, após melhorias realizadas nos protótipos, o modelos passaram a ser equipados como meio de melhoria com os motores Pratt & Whitney PT6B ao invés dos originais Turbomeca Arriel 2K1.

Em suma, o modelo AW119 é uma aeronave monomotora desenvolvida para as mais diversificadas missões, oferecendo excelente manobrabilidade, controlabilidade e conforto. O modelo é originado de seu antecessor A109, porém equipado com skids ao invés de trem de pouso móvel, contando ainda com o compartilhamento da mesma estrutura de cabine e o compartilhamento de alguns sistemas do A109 porém com o custo operacional significativamente reduzido.

O AW119 é equipado com rotor composto por quatro pás, sendo elas construídas com materiais compostos, oferecendo assim uma boa performance com baixos níveis de ruído. Sua estrutura é fabricada com painéis modulados em formato de colmeia, extinguindo-se assim a necessidade de instalação de equipamentos para a redução de ruídos internos, cabendo ressaltar a redundância de equipamentos instalados para ofertar o mesmo nível de segurança proposto pelo modelo A109, duplicando sistemas hidráulicos e elétricos.

Uma característica que faz com que o modelo AW119 se destaque é por sua ampla cabine, proporcionando a flexibilidade em sua operação, como por exemplo quando configurado para a utilização no transporte executivo, voos off-shore (operação em plataformas situadas em mar aberto para a exploração de petróleo) e até mesmo para remoções aeromédicas. Quando configurado para realização de remoções aeromédicas, o modelo tem um diferencial por poder transportar até duas macas além da equipe médica, diferenciando-se de tal forma de seus concorrentes.

Em relação aos aviônicos empregados no modelo, podemos citar uma enorme variedade de possíveis configurações, sendo os modelos iniciais equipados com equipamentos padrões, passando a ser integrado a partir do modelo AW119Kx os aviônicos do modelo Garmin G1000, ofertando de tal maneira uma maior consciência situacional, redução na carga de trabalho e aumento da segurança operacional.

A seguir, veja as especificações técnicas do modelo AW119 como, dimensões externas e internas, pesos, combustível, e performance.

 

REFERÊNCIAS

WIKIPEDIA. AgustaWestland AW109. Disponível em <https://en.wikipedia.org/wiki/AgustaWestland_AW109> Acesso em: 10 de novembro de 2020.

FLUGZEUG. Agusta / AgustaWestland A109 / AW109. Disponível em <http://www.flugzeuginfo.net/acdata_php/acdata_a109_en.php> Acesso em: 10 de novembro de 2020.

GLOBALAIR. Agusta A109A. Disponível em <https://www.globalair.com/aircraft-for-sale/Specifications?specid=871> Acesso em: 10 de novembro de 2020.


 

 

Cartão resumo (clique para abrir):

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto publicado no FICHA TÉCNICA foi compilado após pesquisa realizada pelo aviador Matheus Sehnem.  Clique no nome para ver o perfil do editor.

 

 

 

 

 


 





 


 

Opções de AgustaWestland à venda disponíveis no site, clique aqui

 

 


 

Leia em formato revista:

siga nosso instagram