Cessna 206 Stationair

Cessna 206 Stationair

A fabricante americana Cessna Aircraft, sem dúvidas, é sempre mencionada em qualquer segmento da aviação executiva por oferecer aos clientes muita diversidade desde pequenos monomotores à pistão até grandes jatos intercontinentais, bem como os turboélices que também incorporam o catálogo da companhia.

Na série monomotores até US$ 1Mi esse modelo da Cessna é um dos destaques pois, após muitos anos de mercado, ainda está firme e com o mesmo nome. O 206 possui muitas versões no mercado de usados, específicas para carga, passageiros, táxi aéreo, missões especiais, paraquedismo e etc.  É, com certeza, um modelo bastante versátil e difundido na aviação mundial.

O mercado brasileiro aceitou bem esse modelo e soma 288 aeronaves registradas no RAB, registro aeronáutico brasileiro, entre vários modelos.

imagem ilustrativa

Atualmente o modelo para passageiros oferecido pela Cessna pode chegar à 298 Km/h (161kt) de velocidade de cruzeiro, carregando 6 pessoas (1 Piloto + 5 pax), graças ao Lycoming Turbo TIO-540-AJ1A que gera 310HP junto à um conjunto de hélices tripá.

Essas características permitem o transporte de até 560Kg de carga paga e um alcance máximo de 1300 Km (703nm). Utilizando os dados de performance da fabricante podemos assumir que a aeronave pode voar por aproximadamente 4h20, com a reserva de 45min, utilizando um tanque de 329L.


Compartimento de carga do Stationair

O trem de pouso fixo com certeza reduz a velocidade máxima da aeronave, porém, a engenharia e motorização permitem maior transporte de carga, mesmo na versão para passageiros apenas.

Tradicional nos novos monomotores desta categoria o Garmin G1000Nxi se faz presente mais uma vez, honrando sua confiabilidade e fácil operação quando falamos em aviônica.


G1000 Nxi

A Cessna oferta também versões para missões especiais e cargueira, que diferem basicamente na quantidade máxima de carga paga permitida para transporte. Existe também o opcional para aeronave anfíbia, que pode alterar características de performance e capacidade do modelo.

 

Assim como alguns concorrentes, a Cessna possui outros dois modelos monomotores mais simples no catálogo.  São eles o C182 Skylane e o C172 Skyhawk.  O primeiro chega até 145kt, 1700 Km (915nm) de alcance e transporta 4 pessoas, fato curioso é que ele possui tanque de combustível com a mesma capacidade do 206.  Já o segundo voa até 124kt, 1000 Km (540nm) de alcance e transportando, também, 4 pessoas.

Cessna C172 – Skyhawk Cessna (imagem ilustrativa)

C182 – Skylane (imagem ilustrativa)

 

O Cessna 206 Stationair é mais uma opção para quem pretende operar sua própria aeronave, voar para pistas restritas e transportar bastante carga/bagagem sem ter pressa de chegar ao destino final.

Representante no Brasil e nosso parceiro anunciante (clique no logo):

Clique aqui e veja todos os Cessna 206 anunciados no site aeronavesavenda.com

 

Matéria escrita pelo Aviador e nosso colaborador Cadu Damasceno

 

Vídeo Cessna 206 – Textron Aviation

Vídeo Garmin NXi


Publicidade

Dancor seguros
Dancor seguros
Global aircraft
Aviação e Agronegócio

Autor
Carlos Damasceno
Carlos Damasceno
(11) 99599-4415 (11) 99599-4415

siga nosso instagram