Baron G58

Baron G58

 

A fabricante Beechcraft, que atualmente é operada pela Textron Aviation, introduziu no mercado aeronáutico sua primeira aeronave multimotora no ano de 1961 com seu modelo Baron 55, para suprir o nicho de mercado de aeronaves multimotoras na época. O modelo 55 teve sua estrutura baseada na fuselagem de um Bonanza e sua empenagem oriunda de um Debonair, com as superfícies de comando do profundor provindas de um T-34 Mentor. O primeiro modelo vinha equipado com um conjunto de motores Continental IO-470-L de seis cilindros e 260 HP cada.

No ano de 1967 a Beechcraft lançou seu mais novo modelo, o Baron 56TC, equipado com motores superalimentados Lycoming TIO-540-E1B4 que disponibilizavam de 380 HP (o modelo mais veloz da Beechcraft na época), oferecendo de tal maneira a experiência necessária aos engenheiros da Beechcraft para trabalharem com os motores Lycoming antes de introduzir o modelo 60 Duke no ano subsequente.

Com mudanças em sua estrutura original, o Baron 58 veio por ser introduzido no ano de 1969. O modelo 58 essencialmente é um modelo 55 com uma fuselagem alongada (o que ocasiona em um maior espaço para as bagagens), com adição de assentos mais espaçosos e um conjunto de motores Continental IO-550 de 300 HP cada. Após o lançamento do modelo 58, dezenas de variantes e subvariantes foram desenvolvidos, como por exemplo os modelos 58P e 58TC, sendo o 58P uma versão pressurizada do Baron com um conjunto de motores Continental TSIO-520-L de 375 HP e teto operacional de 25,000 pés. Já o Baron 58TC é a versão não pressurizada do 58P e equipada com motores de 310 HP.

Em 2019 o Beechcraft Baron 58 completou a marca de cinquenta anos desde seu lançamento, ainda perdurando em produção nos dias de hoje. Em sua versão mais atualizada, o Baron G58, passou a contar com a indumentária de aviônicos Garmin G1000 Nxi, e mesmo após anos de produção, mantendo sua marca de um dos mais populares bimotores a pistão no mercado desde seu lançamento. Além de contar com os aviônicos Garmin G1000 Nxi, pode ser equipado ainda com novos equipamentos opcionais, como por exemplo o painel de áudio Garmin GMA 1360, piloto automático GFC 700 com sistema de controle automático (E-AFCS), e também radar meteorológico GWX 75 Doppler. No modelo G58 com motor de 300HP, o consumo médio aproximado de combustível é de 121 litros/h (60,5 l/h por motor) lembrando que o consumo depende do regime de potência utilizado, por isso se trata de um dado aproximado.

O Baron G58, desde seu princípio, foi introduzido no mercado aeronáutico para contemplar as necessidades de voos intermunicipais e até mesmo interestaduais, podendo contar com a ocupação de até cinco passageiros e um piloto. Uma característica marcante do modelo é sua robustez, podendo operar em pistas tanto pavimentadas quanto não pavimentadas, sendo muito utilizado como meio de transporte para operação em pistas de fazendas no Brasil.

Veja a seguir um pouco mais sobre as dimensões internas e externas, pesos, motores, performance e alcance do Baron G58:

 

 

REFERÊNCIAS

AEROMAGAZINE. Baron recebe melhorias ao completar 50 anos. Disponível em:
<https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/baron-recebe-melhorias-aocompletar-50-anos-e-segue-na-disputa-pelas-lideranca-do-mercado-debimotores-pistao_4471.html>  Acesso em: 26 de setembro de 2020.

BEECHCRAFT. Baron G58. Disponível em: <https://beechcraft.txtav.com/en/baron-g58> Acesso em: 26 de setembro de 2020.

BEECHCRAFT. Beechcraft Baron G58 POH. Disponível em: <https://www.csobeech.com/files/B58-POH.pdf> Acesso em 26 de setembro de 2020.

DISCIPLES OF FLIGHT. The Beechcraft 58 Baron has been at the top of its class since 1984. Disponível em: <https://disciplesofflight.com/beechcraft-58-baron/> Acesso em 27 outubro de 2020.


 

Cartão resumo (clique para abrir):

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto publicado no FICHA TÉCNICA foi compilado após pesquisa realizada pelo aviador Matheus Sehnem.  Clique no nome para ver o perfil do editor.

 

 

 

 


 





 


 

Opções de Baron G58 à venda disponíveis no site, clique aqui

 

 


 

Leia em formato revista:

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to dFlip 3D Flipbook Wordpress Help documentation.

 

siga nosso instagram