Cessna 210L

Cessna 210L

A fabricante Cessna, durante os anos de 1957 até meados do ano 1986 manteve a construção de uma das suas mais renomadas aeronaves, o modelo 210. A aeronave em questão, o Cessna 210, é uma aeronave monomotora, de construção de sua estrutura feita em material metálico e de asa alta.

Dentre todas suas variantes e versões, o Cessna 210 demonstra sua robustez e versatilidade em sua operação, sendo capaz de operar em pistas curtas pavimentadas e até mesmo sem pavimento, transportando até cinco passageiros e um tripulante em viagens intermunicipais e até mesmo interestaduais (rotas domésticas).

Uma característica marcante do modelo 210 é a ausência dos montantes de asa, deixando de utilizar as barras expostas em virtude da redução na resistência ao avanço no ar, aumentando sua performance aerodinâmica, e devido a isto passou a ser conhecido pelo nome fantasia “Centurion”.  Juntamente relacionado à ausência dos suportes de asa (montantes) a aeronave passou a contar com uma configuração de trem de pouso retrátil. Em adição o modelo 210L passa a contar com o sistema de atuação elétrico nos trens de pouso, reforçando ainda mais a segurança embarcada no modelo, além disto, conta também com o conjunto de hélice com três pás, e totaliza um número de 2.070 aeronaves produzidas desde seu lançamento em 1972. Na sequência veja um pouco mais sobre as especificações técnicas, dimensões de cabine, pesos, performance e alcance do Cessna 210L.

 

 

 

REFERÊNCIAS

 

CESSNA. Centurion Specifications Performance Operating Cost Valuation. Disponível em: <https://planephd.com/wizard/details/273/CESSNA-210L-Centurion-specifications-performance-operating-cost-valuation> Acesso em: 02 de outubro de 2020.

AOPA. Cessna 210. Disponível em: <https://www.aopa.org/go-fly/aircraft-and-ownership/aircraft-fact-sheets/cessna-210> Acesso em: 02 de outubro de 2020.

GLOBALAIR. Specifications. Disponível em: <https://www.globalair.com/aircraft-for-sale/Specifications?specid=150 > Acesso em: 02 de outubro de 2020.

WIKIPEDIA. Cessna 210. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Cessna_210> Acesso em: 02 de outubro de 2020.

CONTINENTAL. Engines 500. Disponível em: <http://www.continental.aero/engines/500.aspx> Acesso em: 02 de outubro de 2020.

 

Cartão resumo (clique para abrir):

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto publicado no FICHA TÉCNICA foi compilado após pesquisa realizada pelo aviador Matheus Sehnem.  Clique no nome para ver o perfil do editor.

 

 

 

 

 

 


 





 


 

Opções de Cessna 210L à venda disponíveis no site, clique aqui

 

 

Leia em formato revista:

 

siga nosso instagram