Bell 429

Bell 429

O modelo produzido pela fabricante Bell Helicopter e Korea Aerospace Industries, o Bell 429 GlobalRanger, é um helicóptero bimotor introduzido no mercado aeronáutico em 2009.

O ímpeto de desenvolver o modelo 429, surgiu inicialmente para contemplar o nicho de utilização em remoções aeromédicas, onde seu modelo antecessor 427 já não acomodava mais os transportes aeromédicos requisitados, nem mesmo voos que necessitavam a utilização de equipamentos de navegação para voos em condição IMC (instrument meteorological conditions).

O modelo 429 passou a integrar na concepção de sua construção o programa conhecido como MAPL (Modular Affordable Product Line), onde a aeronave é desenvolvida com uma fuselagem modular e um design mais avançado na construção de seus rotores baseado no programa MAPL, modificando o formato das mesmas para ofertar menor ruído durante sua operação.

Além das melhorias empregadas na construção de sua moderna estrutura bem como no grupo motopropulsor, o modelo se destaca pela utilização de avançados sistemas que integram seu conjunto de navegação, o qual comporta um atualizado e moderno painel com suíte Glass-Cockpit, totalmente integrado com a utilização opcional de um sistema de piloto automático que atua em quatro eixos, sendo o primeiro helicóptero a integrar o sistema WAAS (sistema de aproximação de pouso vertical em piloto automático).

O modelo 429 é o primeiro helicóptero a seguir o modelo de manutenção MSG-3, o qual oferta maior rapidez e bem como um maior intervalo entre as inspeções, mantendo as aeronaves o menor tempo possível fora de serviço, resultando assim em um menor custo operacional.

A seguir, veja um pouco mais sobre algumas especificações técnicas, como as dimensões do Bell 429, motores, aviônicos, pesos e alcance.

 

REFERÊNCIAS

 

WIKIPEDIA. Bell 429 GlobalRanger. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Bell_429_GlobalRanger> Acesso em: 27 de outubro de 2020.

TAM BUSINESS AVIATION. Bell 429. Disponível em: <https://www.tamaviacaoexecutiva.com.br/venda-de-aeronaves/helicopteros/bell-429> Acesso em: 27 de outubro de 2020.

BELL. Bell 429 Specifications. Disponível em: <https://www.bellflight.com/products/bell-429> Acesso em: 27 de outubro de 2020.

BUSINESS JET TRAVELER. Bell Helicopter’s Bell 429. Disponível em: <https://www.bjtonline.com/business-jet-news/bell-helicopters-bell-429#:~:text=An%20optional%2040%2Dgallon%20fuel,429’s%20standard%20215%20gallons%20provides.> Acesso em: 27 de outubro de 2020.

 

Cartão resumo (clique para abrir):


 

 

 

 

 

 

O texto publicado no FICHA TÉCNICA foi compilado após pesquisa realizada pelo aviador Matheus Sehnem.  Clique no nome para ver o perfil do editor.

 

 

 

 

 


 





 


 

Opções de Bell 429 à venda disponíveis no site, clique aqui

 

 


 

Leia em formato revista:  

siga nosso instagram